Air France estreia nova cabine no Embraer 190


A Air France iniciou nesta segunda-feira (1º), em Paris, as operações do primeiro Embraer 190 equipado com a nova cabine de viagem. O voo AF1602, operado pela subsidiária regional HOP!, partiu do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle com destino a Hamburgo, na Alemanha.

Segundo a companhia, até o verão de 2026 todos os Embraer 190 em operação serão reformados. O objetivo é padronizar o produto de curta e média distância da frota, além de implementar novas soluções de conectividade.

A nova cabine conta com 110 assentos em configuração 2-2. Os assentos, produzidos na França pelo fabricante Expliseat em parceria com o designer Andrea Mocellin, são 30% mais leves em relação aos modelos anteriores, reduzindo consumo de combustível e emissões de CO₂.

Foto: Air France

Os assentos oferecem reclinação de até três polegadas, largura de 46 centímetros, mesa dobrável, encosto de cabeça ajustável e apoios de braço retráteis. Cada poltrona dispõe de suporte retrátil para dispositivos portáteis, tomadas USB A e C e suporte duplo para copos.

Todos os passageiros têm acesso gratuito ao Wi-Fi de alta velocidade ao conectarem-se à conta Flying Blue, programa de fidelidade do grupo Air France-KLM. A companhia afirmou que está equipando gradualmente toda a frota com esse serviço.

Os clientes da classe Business são acomodados nas primeiras fileiras do avião, com separação por cortina. A partir de outubro de 2025, a Air France informou que cada passageiro desta cabine terá um assento vazio ao lado.

O design interno segue o padrão já adotado no Airbus A220. A cabine apresenta predominância das cores azul e branco, com detalhes em vermelho. O encosto dos assentos traz costura simétrica com fio cinza central e o símbolo da companhia. O carpete utiliza padrão espinha de peixe, inspirado nos apartamentos parisienses em estilo Haussmann.

Fabricados em fibra de carbono, titânio e alumínio, os assentos incorporam elementos reciclados, alinhando-se à estratégia de economia circular do grupo. A Air France destacou que o projeto faz parte do plano de redução da pegada de carbono, junto à renovação da frota, uso de combustível sustentável e práticas de eco-pilotagem.

Compartilhe notícias