Copiloto fica incapacitado com suspeita de intoxicação e comandante desvia Airbus A320 ao aeroporto mais próximo


Os passageiros e tripulantes de um avião Airbus A320 da empresa aérea britânica Easyjet enfrentaram um desvio inesperado na última sexta-feira, dia 15 de agosto de 2025, durante o voo U2-2152, que partiu de Istambul, Turquia, com destino a Manchester, Reino Unido.

O imprevisto ocorreu enquanto a aeronave, registrada sob a matrícula G-EZRX, que transportava 185 pessoas, estava no nível de voo de 36 mil pés (FL360), ou seja, cerca de 11 km de altitude.

A decisão de alternar para o Aeroporto de Colônia, na Alemanha, foi tomada pelo comandante após o primeiro oficial (copiloto) se sentir mal e ficar incapacitado, apresentando fortes dores abdominais. Segundo informações do The Aviation Herald, a suspeita é de que o tripulante sofria de intoxicação alimentar, mas não há uma informação oficial que confirme o motivo.

O avião pousou em segurança na pista 32R de Colônia cerca de 27 minutos depois da decisão de desvio. Após o pouso, o primeiro oficial foi levado a um hospital para cuidados médicos.

Os passageiros permaneceram a bordo da aeronave esperando a chegada de um piloto substituto. O voo foi retomado, e a aeronave chegou ao seu destino previsto, em Manchester, com um atraso de aproximadamente 5 horas.

Compartilhe notícias